Unificação de ideias e conceito

Projeto e Execução: Felipe Russo Arquitetura e Planejamento

Projeto arquitetônico viabiliza colaboração e interação em espaço de uso comum para as quatro empresas do grupo Marsh & McLennan Companies

Presente em mais de 130 países, a Marsh & McLennan Companies é uma corporação global que abrange as empresas Marsh (corretagem, gerenciamento e solução de risco), Mercer (consultoria e soluções em saúde, riqueza e carreira), Oliver Wyman (consultoria em estratégia, economia e marca) e Guy Carpenter (seguros e estratégias de capital). Ao todo, o grupo conta com cerca de 65.000 colaboradores, que trabalham unidos com propósito e ação para o benefício de clientes, acionistas e sociedade.

No Brasil, o grupo mantinha as operações de cada empresa separadas, em dois edifícios na capital paulista. Mas a corporação decidiu mudar isso e no começo deste ano de 2019, resolveu mudar grande parte das operações da empresa para outro edifício, localizado no bairro do Morumbi, na região da Avenida Chucri Zaidan, também na cidade de São Paulo. Para fazer essa mudança, a Marsh & McLennan Companies contou com o projeto da Felipe Russo Arquitetura e Planejamento, que encarou o desafio de desenhar e montar um espaço para receber quatro empresas, com ideias e culturas distintas, e promover a interação entre essas diferentes ideias.

Com esse desafio em mente, os profissionais da Felipe Russo Arquitetura e Planejamento resolveram apresentar uma proposta de criação de uma nova identidade, que contou com uma nova proposta de ocupação, de integração e de compartilhamento.

Detalhes e resultados

O projeto para 1.215 funcionários foi dividido em dois prédios, totalizando seis andares. A primeira fase, que foi realizada em três andares, totalizando 5.800 metros quadrados, seguiu o conceito de smart office, com escritórios abertos, amplos espaços de colaboração, estações de trabalho rotativas e espaços para os diretores “lado a lado” com os demais colaboradores. A integração de equipes ocorreu por meio da criação de espaços de convivência e colaboração, como cafés e mesas coletivas de times em ambientes amplos e livres, além de phone booths e salas de concentração.

O espaço criado pela Felipe Russo Arquitetura conta com salas envidraçadas, o que garante transparência, fluidez e permeabilidade de projetos no estilo sem paredes. A solução implementada, além de auxiliar na separação dos times em vizinhanças e no agrupamento de profissionais por equipes, contribui para a redução de ruídos, um problema que tende a ser comum em áreas totalmente abertas.

Projetadas com elementos acústicos, as salas de reuniões em vidro e os phone booths foram especialmente idealizados visando atender, mesmo em um espaço aberto, a necessidade de pontos estratégicos de privacidade, seja para momentos de concentração, de trabalho individual ou em grupo, seja para ligações e vídeos chamadas, momentos nos quais é preciso ter ambientes sem ruídos e com sigilo para o tratamento de assuntos específicos.

Seguindo a dinâmica de escritórios modernos, com o novo projeto idealizado pela Felipe Russo Arquitetura, o escritório da Marsh & McLennan Companies ganhou mais flexibilidade de espaços, como uma grande área com arquibancada, que serve tanto como auditório e local de descontração quanto para eventos e, até mesmo, como área de colaboração e trabalho em equipe.

Além de conseguir criar um ambiente comprometido e descontraído, a empresa de arquitetura também propôs a harmonia entre os espaços de trabalho, com ambientes mais confortáveis e receptivos. A partir do conceito de biofilia, utilizou materiais modernos e rústicos, como madeira, aço preto, concreto queimado e tijolos aparentes, com elementos que remetem à natureza e ao aconchego do lar.

Atendendo a solicitações e seguindo o rico manual de marca da companhia, cores fortes foram aplicadas de forma equilibrada e completaram o clima despojado de um escritório bastante inovador. Paredes, pisos e mobiliários destacam-se da formalidade própria de uma grande empresa multinacional.

O projeto resultou em um ambiente corporativo moderno, dinâmico e fluido, que foge dos padrões convencionais, com sinergia ao que se espera dos escritórios atuais, abrigando, em mesmo espaço, diferentes empresas que trabalham em conjunto. Trata-se de um conceito contemporâneo de se trabalhar. A satisfação dos colaboradores pode ser percebida facilmente nos comentários e sorrisos dos novos ocupantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + onze =