Os imóveis mais procurados na internet

Analisamos os números dos portais WebEscritórios e WebIndustrial, especializados em anúncios de imóveis comerciais, para traçar um perfil da busca de imóveis corporativos na rede.

Há alguns anos, nós, da Buildings, percebemos que existia uma oportunidade no nosso mercado, referente ao anúncio de edifícios comerciais e imóveis industriais. Notamos que existia espaço para um portal especializado no setor imobiliário corporativo.

Na época, nossas análises e conversas nos levaram a entender que existem ótimas ferramentas para outros
tipos de serviço, como hospedagem, passagens aéreas, comparativo de produtos e tantos outros. Mas não haviam portais de referência para busca de imóveis comerciais. É claro, existem portais de busca de imóveis que, além de possuírem ofertas residenciais, também oferecem imóveis comerciais e de outros segmentos. Mas o sentimento em relação a isso é que esses portais não foram elaborados para o nosso mercado. Essa função era cumprida pelas imobiliárias e consultorias que trabalham com imóveis comerciais, mas isso restringia o acesso ao usuário final, para que ele pudesse encontrar todas as ofertas em um mesmo lugar.

Com todas essas análises, decidimos iniciar o desenvolvimento de dois portais e, depois de um bom tempo de estudo e trabalho, lançamos o WebEscritórios e o WebIndustrial, no começo de 2017.

Potencial confirmado

Assim como acontece com qualquer produto inovador, a fase inicial do nosso projeto precisou de atenção para que pudéssemos entender as reações do mercado e fazer ajustes. Com isso, conseguimos entregar exatamente o que o mercado precisa. Atualmente, depois de um primeiro ciclo, entendemos que acertamos. É impressionante como, em tão pouco tempo, os portais passaram a figurar nas primeiras páginas das pesquisas orgânicas do Google, aumentando exponencialmente as buscas e as visualizações nos últimos meses. Estamos em ritmo acelerado de crescimento, o que nos motiva a seguir com o projeto e a melhorá-lo cada vez mais.

Mas por que estou escrevendo sobre isso? Com todo esse sucesso, conseguimos oferecer novas análises para o mercado, sobretudo devido ao número de pesquisas feitas nas duas plataformas. Conseguimos, por exemplo,
entender qual tipo de imóvel é mais procurado ou se existem mais buscas por locação ou venda de galpões
logísticos, entre outras possibilidades. Confira alguns dados sobre isso a seguir.

Mas, afinal, quais imóveis são mais procurados na internet?

Levantamos os dados de acesso ao WebEscritórios e ao WebIndustrial desse primeiro semestre de 2018 para entender quais foram os tipos de ofertas mais pesquisadas: alugar? Comprar? Sala Comercial? Andar Corporativo? Galpão? Condomínio Logístico?

A primeira resposta que buscamos foi sobre a busca por aluguel ou por venda. As pesquisas feitas procurando
imóveis para alugar são oito vezes mais frequentes em relação aos imóveis para comprar.

Mas quais são os tipos de imóveis mais procurados? Com a análise, obtivemos a seguinte ordem: sala comercial, conjunto corporativo, andar corporativo, edifício inteiro, loja, casa comercial, coworking e ponto comercial. Sobre as regiões, analisamos os resultados do Estado São Paulo. Além das localizações mais tradicionais da capital, como Berrini, Paulista e Chácara Santo Antônio, o WebEscritórios registrou diversas buscas para a região do Tatuapé, além de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Em relação a outras cidades, as que mais possuem buscas são Rio de Janeiro, Santos e Porto Alegre.

Para os imóveis industriais e logísticos, a busca por espaços para alugar também é maior do que as buscas por
espaços para venda, porém, a diferença é menor quando comparada à do setor de escritórios: 3.5 vezes.

Em relação ao tipo, os imóveis mais procurados, na ordem, são: galpões, galpões em condomínios logísticos e
terrenos. Em relação aos estados, os que acumularam mais buscas, começando pelo primeiro lugar são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =