Expansão da classe A


Concórdia Corporate: torre de alto padrão com localização privilegiada em Minas Gerais

O mercado imobiliário corporativo teve forte crescimento nas últimas décadas e esse movimento gerou uma melhoria na qualidade dos espaços. Essas locações de alta qualidade passaram, então, a ser cada vez mais procuradas por empresas nacionais e estrangeiras, que buscavam alternativas aos empreendimentos que ocupavam.

Toda essa qualidade passou a ser percebida pelo mercado como algo possível, sobretudo na medida em que as incorporadoras e empresas proprietárias passaram a trabalhar com foco em redução de custos de construção e de operação, fazendo com que os preços aplicados sejam, hoje, acessíveis e vantajosos. Esses empreendimentos de alta qualidade valorizam a imagem corporativa e oferecem aos seus ocupantes a vantagem de se preocupar apenas com o próprio core business. O modelo triple A já é bem consolidado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde esse processo de modernização começou antes. Mas, nos últimos anos, tem sido levado a outras capitais, onde grandes companhias procuram por espaços semelhantes.

Há seis anos, a Tishman Speyer – uma das maiores proprietárias, desenvolvedoras, operadoras e gestoras de investimentos em imóveis de alto padrão do mundo – firmou uma parceria com duas renomadas empresas do mercado mineiro, a construtora Caparaó e a CODEME Engenharia para a construção do Concórdia Corporate – o edifício com a maior estrutura metálica do Brasil –, em Nova Lima, nas proximidades da divisa com Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Na época, o mercado local já mostrava sinais de que uma torre comercial classe A era muito bem-vinda. O objetivo foi oferecer ao mercado mineiro um projeto com o mesmo alto padrão de qualidade encontrado em qualquer um dos projetos da Tishman Speyer ao redor do mundo. O local é foco de grandes empresas, além de oferecer benefícios para empresas de tecnologia, o que gera uma atração, inclusive, de muitas startups. A Tishman Speyer observou, ainda, a oportunidade de incorporar lajes corporativas, já que a maior parte do mercado é composta por prédios de salas comerciais. Além dessa demanda, a empresa constatou a necessidade de espaços para a montagem de escritórios de empresas familiares, ligadas ao agronegócio, que cresceram ao longo do tempo e precisam desse tipo de estrutura. Com todos esses motivos, a Tishman Speyer passou a acreditar no desenvolvimento da região.

Conceito

O Concórdia Corporate é, certamente, um marco para a região. Quem passa no local não tem como não reparar na torre imponente. Mas a intenção da incorporação vai além: por meio da integração com o entorno, a ideia é levar ainda mais desenvolvimento para o entorno. Por isso, o empreendimento não possui muros e conta com lojas que podem ser acessadas por todos, além de restaurante. Existe, também, um espaço de convenções e um espaço para coworking, com estações de trabalho e salas de reunião. Esse espaço – administrado pela Tishman Speyer – serve tanto para o uso dos condôminos quanto para o público em geral, que pode desfrutar de toda a estrutura do empreendimento pelo tempo que for preciso.

A torre conta, ainda, com bicicletário com vestiários e heliponto (homologado), além de cinco subsolos de garagem, sendo que cada laje possui de 14 a 15 vagas. Para as áreas de uso comum, foram utilizados acabamentos de alta qualidade, no mesmo padrão que a Tishman Speyer aplica em qualquer outro triple A da carteira. A mesma coisa acontece com os halls dos elevadores e com os banheiros das áreas comuns e privativas. Para a movimentação interna, existem seis elevadores para zona alta a quatro para zona baixa, além de um elevador VIP que dá acesso a todos os subsolos e todos os andares. Os elevadores, além de funcionarem com sistema inteligente de antecipação da chamados, possuem controles via painel touch screen.

Em relação à sustentabilidade, o Concórdia Corporate também é referência, sendo certificado LEED Core & Shell, nível gold. Trata-se de uma certificação que atesta a sustentabilidade de empreendimentos do tipo, contando com sistemas e materiais sustentáveis desde a construção até a operação. Para conseguir isso, a torre conta com reaproveitamento de águas pluviais, iluminação em led nas áreas de uso comum, sistema de geração de energia na frenagem dos elevadores (com quantidade de energia comprovada) e vidros eficientes na fachada, o que permite a entrada de iluminação natural, mas bloqueia a entrada de calor, reduzindo o uso do ar-condicionado e da iluminação artificial. Com essas e outras iniciativas, a torre chegou a 35% de redução no consumo de água e 15% no consumo de energia. Para o ocupante, tudo isso resulta em uma economia no valor do condomínio.

É importante ressaltar que a administração do condomínio é da própria Tishman Speyer, o que garante uma operação alinhada com o propósito de cada sistema. “Para otimizar essa gestão, temos um gerente in loco para atender toda e qualquer solicitação dos condôminos. Com isso, todas as áreas comuns estão sempre em dia. E se o ocupante quiser a mesma qualidade em sua área privativa, a Tishman Speyer oferece esse serviço”, lembra Natalia Landi, leasing asset manager da empresa.

Com core central e 2,80 metros de pé-direito (com piso e forro instalados), as lajes do Concórdia Corporate possuem 900 metros quadrados de área BOMA e que podem ser divididas em dois conjuntos. O destaque da laje é para a eficiência de ocupação, sendo que uma laje inteira acomoda 130 pessoas. Além disso, o espaço permite flexibilidade na montagem, incluindo a possibilidade de open space e pontos extras para copa ou banheiros, além dos que existem no core central. As lajes são entregues com banheiros (core) e hall dos elevadores prontos. Também no core, existem áreas para DML e técnica para instalação de equipamento de ar – condicionado.

Oportunidade

Além de toda a qualidade das lajes e das áreas de uso comum, o Concórdia Corporate está na Alameda Oscar Niemeyer, uma via que permite acesso ao centro de Nova Lima e de Belo Horizonte e que tem recebido melhorias constantes, o que, inclusive, tem atraido mais empresas e serviços. A região é, ainda, servida por linhas de ônibus e oferece opções de restaurantes nas imediações, facilmente acessíveis por caminhada, bem como por diversas opções de hotéis e pelo BH Shopping, para o qual os usuários do Concórdia Corporate devem contar com um serviço de transporte exclusivo.

O Concórdia Corporate certamente é um marco para uma região que é foco de expansão e oferece ocupação classe A singular, com localização privilegiada e alta eficiência de ocupação. Em relação à gestão da torre, a administração especializada e personalizada é feita pela Tishman Speyer. Para saber mais sobre o Concórdia Corporate, entre em contato pelo telefone (31) 4042-7465 ou pelo e-mail contato@concordiacorporate.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 6 =