Buildings Mobile

Foto: Prostooleh

Aplicativo chega ao mercado para agilizar e facilitar o dia a dia dos profissionais do setor

Durante todos os 12 anos de existência da Buildings, sempre tivemos entre os nossos valores a democratização das informações do mercado imobiliário corporativo. Na verdade, trata-se de um dos nossos principais pilares, que permeia o nosso trabalho, dia a dia. Fico feliz de perceber que conseguimos manter esse valor durante todos esses anos, porque é algo que ajuda bastante o mercado.

Sempre fico feliz, também, quando escuto que a Buildings não para de inovar. De fato, nossas equipes vivem com essa “coceira” de sempre criar e sair da zona de conforto, o que nos proporciona ótimos resultados e produtos alinhados com o mercado. Mas por que estou dizendo isso?
No 5º Buildings Exclusive, apresentei aos clientes da nossa empresa, em primeira mão, o nosso novo produto: o Buildings Mobile, o aplicativo da Buildings para Android e iOS. Posteriormente, fizemos o lançamento via Live no YouTube. Você consegue ver o vídeo no QR Code ou no link que estão nesta matéria. De fato, essa apresentação aberta do produto tem um motivo: o nosso aplicativo é gratuito. É claro que temos planos que liberam mais informações, mas projetamos tudo para que a versão gratuita seja completa. Neste texto, vou explicar este e outros pontos sobre essa nova ferramenta.

Uma nova experiência para o setor

O fato é que o nosso aplicativo era uma demanda da qual o mercado falava bastante. Mas não queríamos apenas transformar o CRE Tool – que é uma ferramenta desenvolvida para outro tipo de plataforma – em uma versão mobile. A ideia foi elaborar um produto voltado para uma nova experiência, uma experiência adequada ao tipo de dispositivo e, claro, à forma como ele é utilizado. Juntando isso com a demanda dos tipos de informação passada pelos players do setor – de diversos níveis e ramos –, conseguimos chegar em um ótimo resultado.

Primeiramente, um dos principais destaques é o tipo de tecnologia utilizada. Para estruturar o aplicativo, utilizamos a linguagem de programação React Native, a mesma utilizada por empresas como Facebook, Instagram, Airbnb, Uber e Nubank. E não é um capricho, pois entendo que os nossos usuários precisam de uma ferramenta ágil, intuitiva e flexível.

Entre os principais pontos, está a geolocalização, que, por sua vez, abre um leque de possibilidades. Por meio desse recurso, o usuário pode fazer uma pesquisa a partir de onde está, analisando também o entorno e tendo acesso a diversas outras informações conforme navega nas diversas opções oferecidas. Além disso, é possível, entre outras coisas, traçar uma rota para um empreendimento que você precisa visitar, bem como utilizar a integração com aplicativos de táxi ou motorista e, até mesmo, de navegação GPS.

Ainda é possível ativar a visualização do mapa. Ao abrir essa opção, o usuário tem acesso a um mapa com os pins de todos os empreendimentos daquela região. Ao tocar em um deles, ele segue para a página do empreendimento. Mas o mais interessante é que esse mapa permite o uso de filtros, como de classe, perfil (corporate ou office), status (pronto para ocupação, em construção, retrofit ou em projeto), área disponível e preços mínimo e máximo, Ainda é possível utilizar movimentos de zoom para aumentar ou diminuir a área desejada, bem como deslizar pelo mapa. Ou seja, já neste ponto é possível entender que temos uma ferramenta apta a atender à necessidade dos profissionais quando estão fora do escritório e em trânsito, embora também seja interessante para outras ocasiões.

Outra particularidade do tipo de plataforma são as notificações. Trata-se de uma ferramenta que já é conhecida nos smartphones, mas fizemos questão de dar uma atenção especial para essa parte. Nosso principal conceito é manter o usuário informado sobre o que interessa para ele, como um tracking de um empreendimento específico e as transações do mercado em tempo real, para os usuários que possuem essa funcionalidade ativada. Uma boa parte dos tipos das nossas notificações é autoexplicativa, ou seja, não é preciso nem tocar nela para saber o que aconteceu: a empresa A alugou X metros quadrados no empreendimento Y. E pronto, a informação está passada. Claro, se a notificação for tocada, o usuário tem acesso a uma página com demais informações, tais como a quantidade de conjuntos ou andares locados e o preço, quando disponibilizado. Como sabemos que nem sempre é possível visualizar as notificações no momento em que elas aprecem, e elas podem acabar se perdendo, criamos uma área dentro do aplicativo para que o usuário tenha acesso a uma lista das notificações recentes. Por meio das notificações, é possível saber também sobre as notícias do mercado, aliás, outro ponto interessante do aplicativo: notícias, análises e outros conteúdos literalmente na palma da mão, para serem lidos diretamente pelo aplicativo.


Acesso aos dados e às informações

O usuário pode fazer o cadastro gratuito pelo próprio aplicativo. Ao fazer o login, ele já pode começar a pesquisar, pelo nome do empreendimento ou pelo endereço. Na página de resultados ele pode, então, visualizar o mapa ou tocar em um empreendimento para ter acesso à ficha dele. Ao fazer isso, ele acessa diversos dados, bem como informações importantes, tais como: endereço, região, microrregião, distrito, macrozona, cidade, estado, faixa de área locável total, faixa de taxa de vacância, faixa de preço médio pedido e data da última atualização, entre outras possibilidades, como informações sobre fachada, ar condicionado, elevadores, piso, forro e até sistemas de segurança.

Em outra aba, inserimos uma interação bem interessante com os portais WebEscritórios e WebIndustrial, na seção de ofertas. Ao clicar nesta, o usuário tem acesso às ofertas de mercado do empreendimento e das redondezas. Caso alguma interesse, basta tocar nela para ter informações como preço pedido, área, descrição, valor de locação por metro quadrado e valor de IPTU, além de fotos. E tudo isso sem sair do aplicativo. Na mesma página, é possível, ainda, visualizar o empreendimento no mapa e traçar uma rota para ele, por meio da integração com os aplicativos de navegação GPS instalados no smartphone.

Para informações ainda mais aprofundadas, é possível adquirir outros planos. Neste caso, o usuário tem acesso a outras abas, bem como a informações mais detalhadas. Já na primeira página do empreendimento, ele confere dados mais precisos sobre as áreas, bem como uma representação gráfica do empreendimento, de blocos sobrepostos, que indicam a visão geral de vacância e ocupação. Ainda na primeira aba, temos a relação de ocupantes e de proprietários, entre outras informações. Em outra aba, é possível visualizar claramente, também por meio de um gráfico em blocos sobrepostos, a ocupação, mas nesta parte já com os ocupantes. É possível, ainda, somar os conjuntos vagos para checar a metragem resultante ou, até mesmo, tocar em uma empresa para visualizar todos as conjuntos que ela ocupa. Falando sobre os ocupantes, em uma seção seguinte você consegue visualizar as informações das empresas e ter acesso à relação de ocupações dela, até mesmo em outros prédios e condomínios logísticos.

Seguindo pelas abas, temos a parte de proprietários, na qual também é possível ter mais informações, como a relação de propriedades e os inquilinos daquele determinado proprietário. Depois de uma aba que mostra o histórico de atualizações do empreendimento pela equipe da Buildings, temos, ainda, gráficos históricos de taxa de vacância e preço médio pedido. Por fim, temos a aba de transações, que mostra os detalhes e as movimentações do empreendimento.

A ferramenta ideal para o mercado

Como conclusão de todo o trabalho para o desenvolvimento do aplicativo, posso dizer que tivemos sucesso. Obviamente, assim como qualquer outro aplicativo, teremos atualizações, mas é interessante notar que utilizamos com sucesso a nossa experiência para desenvolver uma ferramenta que é justamente o que o profissional do mercado imobiliário corporativo precisava. No seu dia a dia, na palma da sua mão, você fica sabendo qual empresa alugou quantos metros em determinado empreendimento, fica sabendo caso algum conjunto ou andar seja entregue ou se algum foi vendido. Além disso, você se informa sobre o mercado, por meio das notícias, e ainda pode criar uma lista de favoritos para se organizar e fazer o tracking deles. E essas são apenas algumas das possibilidades.

Adicionalmente, o aplicativo possui uma parte que é dedicada ao nosso setor de pesquisa. Com isso, os nossos pesquisadores podem agilizar a inserção ou a atualização de informações no nosso banco de dados. E essa ferramenta já está 100% funcional, uma vez que todo o mapeamento da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi feito por meio dela.

Nesta matéria, colocamos algumas imagens que mostram mais detalhes de algumas das diversas telas do aplicativo. Aproveite e escaneie o QR Code correspondente ao seu dispositivo e desfrute de um dia a dia de trabalho bem embasado e, o mais importante, com informação de fácil acesso.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 2 =