19ª Conferência Internacional da LARES

Os principais acontecimentos do evento

Em qualquer setor, a discussão sempre revela as perspectivas e proporciona visões diferentes sobre o mesmo tema. No mercado de real estate, um dos principais encontros globais é a Conferência Internacional da LARES – Latin American Real Estate Society. No ano de 2019, em sua 19ª edição, o evento foi realizado do dia 25 ao dia 27 de setembro, no Centro de Convenções São Paulo Corporate Towers, na capital paulista. Além de ser um dos principais pontos de encontro dos profissionais do mercado, a conferência promove uma interessante intersecção do setor com o meio acadêmico, já que conta com um envolvimento grande, por exemplo, do Núcleo de Real Estate da Poli-USP. Com isso, as visões analíticas aparecem de forma detalhada, o que gera benefícios para o entendimento mais claro da situação atual e das perspectivas.

No dia 25, ocorreram as visitas técnicas aos empreendimentos Cidade Matarazzo – na parte da manhã – e São Paulo Corporate Towers – na parte da tarde. No dia seguinte, ocorreu a abertura oficial das sessões plenárias e das sessões paralelas, que continuaram no dia 27. Além dos diversos temas abordados nas sessões paralelas, os temas em destaque – foco das sessões plenárias – foram: Big Data e Real Estate: impacto da tecnologia no mercado e na pesquisa; Empreendimentos Multiuso: moradia, lazer, trabalho e compras; Empreendimentos para Locação Residencial: os novos produtos do mercado imobiliário; e Macroeconomia e Real Estate: expectativas para a economia brasileira nos próximos anos e impactos no Real Estate.

O evento marcou, também, a troca de diretoria. Depois de quatro anos presidindo a LARES (2015 a 2017 e reeleita para o período de 2017 a 2019), Paola Torneri Porto anunciou que deixa a presidência para atuar como conselheira. O novo presidente, também anunciado no evento, é Alessandro Vedrossi, engenheiro civil pela Poli-USP e mestre em Real Estate que acumula mais de 20 anos de experiência no mercado. “O grande objetivo da LARES é fomentar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, buscando interação com o mercado. Na nossa visão, o atual ciclo de taxas de juros baixos será um grande propulsor de crescimento do mercado imobiliário no Brasil e temos certeza de que a produção de trabalhos acadêmicos é fundamental para promover discussões e análises que possam servir de suporte a esse crescimento. A gestão atual dará continuidade ao excelente trabalho feito pela gestão anterior nos últimos quatro anos”, diz Alessandro.

Big Data e Real Estate

Na última década, a difusão de informações no mercado imobiliário mudou a forma de trabalho. Esse foi um dos fatos que, inclusive, favoreceu a ascensão dos Fundos de
Investimentos Imobiliários. Com esse cenário, uma discussão sobre Big Data é relevante para a compreensão de como isso aconteceu, bem como das explicações sobre o presente e o futuro. Justamente por esse fator, o tema foi pauta de uma das plenárias de destaque da LARES 2019.

Moderado pelo Prof. Dr. Claudio Alencar, do Núcelo de Real Estate da Poli-USP, o painel contou com participação e com as apresentações de Fernando Ferreira de Araújo Souza, sócio da URBIT, que apresentou a evolução dos dados do mercado brasileiro; de Clarissa Vieira, co-founder e CTO da Key Cash, que abordou o iBuyer; com Danilo Igliori, economista-chefe do Grupo ZAP, que falou sobre o mercado residencial; e com Fernando Libardi, da Buildings, empresa que apoia o evento ano a ano. Durante a sua apresentação, Fernando mostrou como a Buildings construiu o banco de dados que é referência no setor, bem como as formas de acesso e o alto nível de detalhamento, além de abordar os planos futuros da empresa.

Depois das apresentações, os participantes discutiram sobre o tema, com base nas questões apresentadas pelo moderador. Durante a conversa, foram abordados temas como as características qualitativas e quantitativas do Big Data; a maturidade do Big Data no Real Estate; o uso correto das informações; e o futuro do Big Data na prática profissional e na pesquisa acadêmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − onze =