Comunicação em Facilities Management

Foto: Rawpixel.com / Freepik

Uma competência essencial para dar visibilidade aos profissionais do segmento

Ao longo dos tempos, a humanidade e as organizações passaram a perceber o valor da Comunicação e sua importância na sociedade para as relações entre as pessoas e para o acesso à informação. A comunicação é fundamental para a sobrevivência das organizações devido a vários motivos, dentre eles a um cenário inconstante, que exige dos profissionais a busca por vantagem competitiva e o seu destaque no cenário brasileiro atual.

A Comunicação é, assim, uma competência essencial também para o Facilities Management. Com ela, é possível para os profissionais que atuam na área, desfazer mitos e barreiras. No entanto, muitas vezes ela é inserida em segundo plano e isso dificulta os Facilities Manager a terem um bom resultado em sua atuação.

Com a Comunicação, é possível promover as funções, as ações e os benefícios trazidos pelo Facilities Management (FM). Quando levada a sério, pode ser uma grande aliada para o profissional propor e até aprovar uma série de inovações para área dentro da organização. Por exemplo: em tempo de cogitar um novo projeto para a diretoria, a Comunicação é essencial para fazer com que esse projeto tenha êxito, sobretudo quando envolve públicos e setores diversos, para se inter-relacionar com a própria área e com as demais áreas da empresa.

Por isso, um gestor que não escreve bem ou não se comunica bem, por exemplo, pode prestar um desserviço à sua área. Então, é preciso ter bem claro e definido o objetivo da comunicação, o cenário no qual ela será realizada e, principalmente, o público ao qual ela será dirigida. Para isso, é necessário adquirir conhecimentos específicos, técnica, tempo e mão de obra, que são recursos que nem sempre estão disponíveis para a atividade de FM, seja em âmbito nacional ou internacional.

Ademais, ao considerar que na atualidade a reputação pessoal é primordial para a evolução na carreira, preocupar-se com a Comunicação não deve ser uma tarefa apenas da governança empresarial e sim de todas as áreas de uma empresa, independentemente do tamanho, uma vez que o sucesso do todo depende das ações tomadas pelos gestores de cada área/diretoria de uma organização empresarial.

No decorrer da minha trajetória profissional, desenvolvo trabalhos de comunicação com foco em editoria de revista técnica e na organização de eventos para o segmento e noto que, infelizmente, a atividade de FM, apesar de estar em plena ascensão, ainda não é devidamente reconhecida dentro das organizações. Para os Facilities Manager demonstrarem o valor da sua área é preciso apresentar os resultados do seu trabalho por meio de uma comunicação eficiente e clara, assegurando que ela busque influenciar e destacar positivamente suas ações e tornando-as visíveis na organização.

É salutar registrar que FM é uma atividade que assegura condições funcionais e economicamente sustentáveis para que as diretrizes das organizações sejam realizadas com eficácia e o bem-estar dos colaboradores seja garantido. No entanto, muitas vezes, todo o esforço para que isso aconteça sequer é percebido pelos usuários dos serviços. Mas basta que haja um problema para que os Facilities Manager sejam lembrados e para que o seu impacto seja sentido negativamente.

Enquanto isso, os recursos da Comunicação, que poderiam beneficiar o gestor, são deixados para depois, por falta de tempo, conhecimento ou consciência acerca de sua importância. A International Facility Management Association (IFMA) definiu 11 competências para um facility manager completo, e a Comunicação está entre elas. No entanto, no geral, essa competência não é bem aproveitada pelo gestor, que não faz a devida divulgação da importância do seu trabalho.

Dessa forma, reforço a importância da competência da comunicação como um diferencial para os profissionais que atuam em Facilities Management, analisando como essa competência pode ser uma estratégia para lidar com o cenário tão competitivo que se tem no mercado atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 6 =